Programa
Uma semana de tecnologia e de cultura
Durante sete dias, um vasto conjunto de ações, conferências, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances, irão reforçar o posicionamento do Município e colocar Aveiro como epicentro da rota tecnológica, num processo em crescendo de afirmação como polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.
TECHDAYS AVEIRO – Building Our Future
11 a 17 de outubro
www.techdays.pt | www.facebook.com/techdaysaveiro
CRIATECH – Criatividade Digital e Tecnologia
11 a 16 de outubro
www.criatech.pt | www.facebook.com/criatechdigital
PRISMA / Art Light Tech
15 e 16 de outubro
prisma.aveiro.pt | https://www.facebook.com/prisma.aveiro/
Tech Sessions
As Tech Sessions, abertas ao público em geral, mediante registo (lotação máxima de 310 lugares), pretendem juntar, no mesmo palco, oradores nacionais e internacionais para debaterem a importância da tecnologia na gestão das cidades e aumento da qualidade dos serviços prestados aos nossos cidadãos.
11 de Outubro | 14:30 - 17:00 @Cidade de Aveiro e Teatro Aveirense (Sala Principal) • Sessão de Abertura
A sessão de abertura do Aveiro Tech Week contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, do vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, do CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, e o deputado no Parlamento Europeu José Manuel Fernandes, entre outros convidados, patrocinadores e artistas.
A sessão inicia-se com a visita a algumas das instalações tecnológicas e artísticas da Aveiro Tech Week, com a visita ao Hub Tech City e termina no auditório do Teatro Aveirense.
A participação neste evento, limitada a 310 pessoas, mediante convite. Todos os interessados poderão visualizar a sessão através do canal de livestream em https://youtu.be/smg19RLXksE.
13 de Outubro | 14:30 - 16:30 @Teatro Aveirense (Sala Principal) • Citizens and Cities – what lies around the corner?
A sessão “Citizens and Cities – What Lies around the corner?” será dedicada às cidades inteligentes, sustentáveis, inclusivas, resilientes e felizes. Serão apresentadas boas-práticas de cocriação com cidadãos no desenvolvimento de soluções para o espaço público, desafios da sociedade ou abordagens inovadoras no âmbito do contexto das cidades.
A sessão será moderada por Maria Vlachou, Membro fundador e Diretora Executiva da associação Acesso Cultura e terá a participação de Pedro Costa, Professor Associado do ISCTE, Tracy Geragthy, Gestora de Projetos na instituição Dublin City Council Culture Company, Jordi Baltá, Consultor na Transit Projectes Barcelona, entre outros.
Tracy Geragthy, Gestora de Projetos na instituição Dublin City Council Culture Company, Jordi Baltá, Consultor na Transit Projectes Barcelona e Patrícia Reis, artista digital e media.
A participação neste evento, limitada a 310 pessoas, é aberta ao público, mediante registo aqui.
A sessão será dinamizada em inglês e haverá tradução simultânea para português, estando também prevista a sua visualização através de livestream em: https://youtu.be/Nr6s9q6lb2c
A sessão será dinamizada em inglês e haverá tradução simultânea para português.
14 de Outubro | 14:30 - 16:30 @Teatro Aveirense (Sala Principal) • Arts, Technology and the Digital World – Future Creativity is NOW?
Sessão com curadoria da Artech Aveiro 2021, que terá como objetivo explorar a criação artística sustentada pela tecnologia e computação. Procurar-se-á apresentar novas oportunidades e conceitos estéticos motivados pela tecnologia, através da apresentação de testemunhos e portfólios.
A sessão será conduzida por Paulo Bernardino Bastos, membro organizador do Artech Aveiro 2021, que decorre durante a Aveiro Tech Week 2021. Como oradores estarão presentes Victoria Vesna, artista e professora UCLA, Mirian Tavares, Professora Associada da Universidade do Algarve, Lucia Santaella, Professora USP e Gerald Estadieu, Professor Assistente na University of Saint Joseph.
A participação neste evento, limitada a 310 pessoas, é aberta ao público, mediante registo aqui.
A sessão será dinamizada em inglês e haverá tradução simultânea para português, estando também prevista a sua visualização através de livestream em: https://youtu.be/2G1yzB0ie7Q.
15 de Outubro | 10:00 - 12:00 @Teatro Aveirense (Sala Principal) • Aveiro 5G e Urban Challenges – Final Pitch
Ao longo de quatro meses, quinze projetos promovidos por startups, scaleups e instituições de I&D de diversos países tiveram a oportunidade de desenvolver e testar no Living Lab de Aveiro as suas soluções e tecnologias inovadoras, inseridas no âmbito da 2.ª edição dos concursos Aveiro 5G e Aveiro Urban Challenges, cofinanciados pelo projeto Aveiro STEAM City.
Estas soluções irão ser apresentadas no espaço urbano da cidade, entre os dias 11 e 14 de outubro, integradas no evento do Aveiro Tech Week, culminando o encerramento da 2.ª edição os Challenges com a apresentação, em formato pitch, de treze projetos finalistas.
Este evento traduz-se numa excelente oportunidade para conhecer o ecossistema e cultura empreendedora, tecnológica e inovadora do país.
A participação neste evento está disponível através de visualização através de livestream em https://youtu.be/KT7wTBOazSY,
15 de Outubro | 14:30 - 16:30 @Teatro Aveirense (Sala Principal) • Sustainable Solutions for our City, our Planet and beyond
Nesta sessão serão abordados temas relativos à sustentabilidade das cidades, do planeta e do universo. Serão debatidos temas em torno da consciência ambiental e promoção de sustentabilidade ambiental, através de diferentes modelos, sejam eles artísticos, implementação de políticas europeias, movimentos de envolvimento dos cidadãos e novas abordagens educativas.
A sessão será moderada pela Professora e Investigadora da Universidade de Aveiro, Sara Moreno Pires e contará com a presença de Mathis Wackernagel, fundador e presidente da Ecological Footprint, Jaime Cavalcante Alves, Magnífico Reitor do IFAM, Carlena Ficano, Professora do Hartwick College em Nova Iorque, Celso Prudente, Professor da Universade Federal do Mato Grosso, entre outros.
A participação neste evento, limitada a 310 pessoas, é aberta ao público, mediante registo aqui, estando também prevista a sua visualização através de livestream.
A sessão será dinamizada em inglês e haverá tradução simultânea para português, estando também prevista a sua visualização através de livestream em: https://youtu.be/nCGF6jacIaA.
Workshops
Serão dinamizados diversos workshops de curta ou longa duração, dedicados a diferentes temáticas, que incluem: Criatividade e Inovação | Laboratórios Urbanos | Emprego e Formação | Cidadania Ativa. A participação nos workshops de curta duração é mediante convite, mas todos os interessados vão poder assistir online e participar no evento através de livestream.
A participação nos workshops de curta duração é mediante convite, mas todos os interessados vão poder assistir online e participar no evento através de livestream.
11 a 16 de Out | 10:00 – 23:00 @Teatro Aveirense (Sala Estúdio) • MTF LABS
O Music Tech Fest (MTF) é uma comunidade global que conta com mais de 7000 inovadores de um vasto espectro de disciplinas e competências. Muitos são académicos, outros são especialistas sectoriais, cientistas, artistas profissionais, produtores, executivos, comunicadores e muito mais e usam a música como uma espécie de cola social que os une.
No coração do ecossistema MTF estão o #MTFLabs - um evento de prototipagem de inovação de apenas cinco dias que reúne um grupo cuidadosamente selecionado de especialistas da comunidade global de MTF, que trabalha em conjunto com um grupo local de participantes com uma ampla gama de tecnologias de ponta. Os participantes criam tecnologias híbridas que reúnem ideias e ferramentas de diferentes conceitos, criando novos projetos, abordagens estéticas e colaborações. As atividades culminam com uma demonstração das obras recém-criadas e uma experiência ao vivo para o público convidado, com a participação dos experts e participantes locais.
Durante o #MTFLabs, os especialistas convidados trabalham em estreita colaboração com os participantes, favorecendo uma rápida transferência de conhecimento e permitindo assim uma rápida curva de aprendizagem. Nesta abordagem, as tecnologias cedidas pelos parceiros e patrocinadores do Music Tech Fest são usadas nas inovações híbridas, potenciando a criação de nichos de mercado inteiramente novos.
Na edição de 2021, alguns dos experts confirmados são: Moullinex, Marta de Menezes, Surma, Sofia Crespo, Peter Keen e Aveiro será o centro de ligação remota a vários satélites, como Harvard Cambridge MA, Greenwich University London, IIT Institute of Design of Chicago e às cidades de Liepaja e Chemnitz.
12 de Out | 10:30 - 12:00 @Edifício Atlas (Piso 2) • Aveiro Tech City in Numbers by CEDES
No workshop de "Aveiro Tech City in Numbers" serão apresentados os resultados das principais atividades implementadas até ao momento e o seu impacto junto dos participantes e para a cidade, quer do ponto de vista quantitativo quer qualitativo. Trata-se de uma sessão onde poderá ficar a conhecer o projeto de uma forma global, onde as principais atividades realizadas desde o seu início estarão em análise, principalmente os resultados alcançados.
A participação na sessão será apenas por convite, no entanto poderá acompanhar via livestream em https://youtu.be/tTTsUrj97OY.
13 de Out | 10:30 - 12:00 @Edifício Atlas (Piso 2) • Observatório do Emprego by UA e INOVARIA
O mercado de trabalho, nacional e regional, está a mudar. O Observatório do Emprego, atento a essas mudanças, propõe uma reflexão sobre os principais desafios do emprego no futuro, para continuar a atendar à transformação digital, bem como aos investimentos de recuperação e resiliência que se anteveem.
O Plano de Recuperação e Resiliência e os desafios decorrentes do contexto pandémico recente colocam novos desafios para a qualificação e captação de talento nos territórios. Atento a estes desafios, o Observatório do Emprego convida ao debate, partilhando a experiência recente dos programas piloto de formação implementados no âmbito do projeto Aveiro STEAM City.
A participação na sessão será apenas por convite, no entanto poderá acompanhar via livestream em https://youtu.be/Bpp_UldzyhQ.
13 de Out | 17:00 - 18:30 @Edifício Atlas (Piso 2) • Plataforma Urbana by Altice Labs
Neste workshop será apresentada a Plataforma Urbana Digital do projecto Aveiro STEAM City, enquanto peça central para a recolha e agregação de informação de todo o ecossistema e catalisador da inovação e do desenvolvimento de produtos e serviços baseados no conhecimento. Durante esta sessão serão discutidos cenários de aplicação e explorados alguns casos de uso, com recurso a dados reais, que permitirão conhecer com mais detalhe as funcionalidades e potencialidades da Plataforma.
A participação neste workshop será feita mediante convite, estando, contudo, a sua visualização disponível ao público através de livestream em https://youtu.be/sMWzwrIxbqk.
14 de Out | 10:00 - 12:00 @Edifício Atlas (Piso 2) • Aveiro Tech City Living Lab by IT
Em colaboração com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro irá apresentar o Aveiro Tech City Living Lab. Trata-se do primeiro laboratório vivo criado em Portugal, que servirá para teste e desenvolvimento de soluções inovadores nas áreas do IoT e Cidades Inteligentes. Neste workshop será efetuada a apresentação das infraestruturas e dos serviços disponíveis no Living Lab (rede experimental 5G, 16kms de fibra, sensores e plataforma urbana de dados) e o modo de acesso ao mesmo para profissionais do setor tecnológico, Universidades e Centros de I&D, empresas e empreendedores.
A participação neste workshop será feita mediante convite, estando, contudo, a sua visualização disponível ao público através de livestream em https://youtu.be/S0_1uSqSDmg.
14 de Out | 17:00 - 18:30 @Edifício Atlas (Piso 2) • Pólo de inovação digital CONNECT5 - Alavanca para a transformação digital by TICE.PT
O Cluster TICE.PT, em colaboração com alguns dos seus parceiros, vai fazer uma apresentação do Pólo de Inovação CONNECT5. Um pólo de inovação é uma ferramenta importante no processo de aceleração da transformação digital do nosso tecido económico, público e privado. O CONNECT5 foca-se na essência desse mesmo processo, criando uma plataforma composta por 5 domínios específicos (IoT, CPS, Cloud, 5G e processamento de dados), para além das áreas transversais de cibersegurança, computação de alto desempenho e inteligência artificial.
Esta sessão é realizada do âmbito do projeto CONNECTION promovido pelo TICE.PT, inserido no Sistema de Apoio a Ações Coletivas, sendo cofinanciado pelo Programa Compete2020, do Portugal 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A participação neste workshop será feita mediante convite, estando, contudo, a sua visualização disponível ao público através de livestream em https://youtu.be/bIjY-D6bT28
15 de Out | 10:30 - 12:00 @Edifício Atlas (Piso 2) • Soluções de Descarbonização no Ambiente Construído by Cluster HABITAT SUSTENTÁVEL
Neste workshop, para além da discussão do tema, o Cluster Habitat Sustentável irá lançar o Roteiro da Sustentabilidade.
O Cluster Habitat Sustentável atua como um facilitador e mobilizador para a inovação e a competitividade, mediando e aproximando os agentes da cadeia de valor do Habitat perante as oportunidades, mobilizando-os para a inovação e gerando a integração de produtos, soluções e sistemas em todos os processos relativos à construção do nosso Habitat. O cluster mobiliza os seus associados para parcerias em projetos de inovação ou internacionalização que os possam beneficiar. As parcerias entre empresas e as entidades do sistema cientifico-tecnológico têm sido determinantes para este propósito de configurar e mobilizar projetos, de forma a responder aos desafios europeus e nacionais colocados pelos programas e políticas como as associadas à sustentabilidade, economia circular e descarbonização e ainda à transição digital e que marcam a competitividade e o futuro das empresas e da economia nacional.
A participação neste workshop será feita mediante convite, estando, contudo, a sua visualização disponível ao público através de livestream em https://youtu.be/doJzxD8Tpcw
15 de Outubro | 17:00 - 18:30 @Edifício Atlas (Piso 2) • Smart Ports by Porto de Aveiro
A indústria dos Portos e Shipping atravessa hoje um momento único em face dos desafios colocados pela indústria 4.0., levando todo o setor a um futuro mais brilhante e conectado.
A necessidade de evoluir e se tornar “inteligente” é ainda mais importante hoje com as constantes alterações do comércio global: navios maiores , mais sustentáveis; rapidez de movimentação de mercadorias e questões geopolíticas são hoje grandes desafios para os portos de todo o mundo.
A indústria já adotou muitas tecnologias emergentes, como Digital Twins, automatização, otimização e visualização de fluxos de carga – oferecendo a visualização e monitorização de toda cadeia logística. O surgimento do 5G e uma conetividade mais rápidas vêm também contribuir para a maior eficiência e eficácia das operações portuárias.
Neste workshop serão debatidos estes temas e apresentados casos práticos de Smart Ports em Portos Europeus. Será também apresentado o Porto de Aveiro como porto test bed flexível e competitivo para se diferenciar como um Porto 4.0.
A sessão tem prevista a sua visualização através de livestream em: https://youtu.be/L9Bb9XMpPqEV.
16 de Out | 10:30 - 13:00 @Edifício Atlas (Piso 2) • Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD)
Nesta sessão serão apresentados os projetos vencedores da 2ª edição do Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD), promovido pela Câmara Municipal de Aveiro e cujo período de execução iniciou no mês de setembro. Serão ainda convidados promotores de outras iniciativas de referência, nas áreas de atuação dos projetos vencedores para, em conjunto com os proponentes, participarem numa sessão de trabalho e partilha de boas práticas.
O OPAD surge com o objetivo de financiar os projetos apresentados pelos cidadãos, colocando-os como promotores na discussão, elaboração e concretização direta do orçamento municipal. A 2.ª edição do OPAD teve uma dotação orçamental de 150.000,00€ e uma taxa de comparticipação, por parte da Câmara Municipal de Aveiro, de 90% dos totais do projeto.
A participação neste workshop será feita mediante convite, estando, contudo, a sua visualização disponível ao público através de livestream.
Expo
A cidade como Laboratório Vivo
A área expositiva do evento, ao longo do centro urbano da cidade de Aveiro, dará visibilidade a diversos projetos inovadores e tecnológicos, assumindo a cidade como espaço vivo de experimentação e reforçando a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
12 a 16 de Out @Praça da República / Mercado Manuel Firmino / Cais da Fonte Nova • Inovações tecnológicas
Entre os dias 12 e 16 de outubro, Aveiro será palco de demonstração dos projetos finalistas dos concursos Aveiro 5G Challenges, Aveiro Urban Challenges e de vencedores do concurso de inovação Techdays.
Em três locais distintos da cidade de Aveiro [Praça da República, Mercado Manuel Firmino e Cais da Fonte Nova], os promotores de vários projetos apresentam, através de demonstrações ao vivo, as suas soluções inovadoras nas áreas de mobilidade inteligente, realidade aumentada, robótica ou saúde.
12-13 OUT | 14h30 às 15h30 – Inovações Tecnológicas
11 – 13 OUT | 14h30 |Cais da Fonte Nova
Instituto de Telecomunicações | Sensorização em espaço público e 5G na mobilidade, segurança automóvel e pedestre
13 OUT | 14h40 | Cais da Fonte Nova
Cycle AI | 5G e inteligência artificial na proteção aos ciclistas
11 – 13 OUT | 14h45 |Cais da Fonte Nova
AllbeSmart |5G e Comunicação veicular na área de mobilidade
11 – 13 OUT | 15h00 |Praça da República
Zoomguide| Guia turístico inclusivo e realidade aumentada em museus
12 – 13 OUT | 15h05 |Praça da República
Infinite Foundry | 5G na modelação digital tridimensional da cidade
12 – 13 OUT | 15h10 |Praça da República
Heptasense | Contagem de visitantes em espaços públicos
12 – 13 OUT | 15h15 | Praça da República
Portugal Play | 5G, realidade aumentada e desafios interativos na cidade
11 – 13 OUT | 15h20 |Praça da República
IMVIZAR | Realidade aumentada em espaço publico – Eça de Queirós em Aveiro
14-16 OUT | 17h00 às 18h00 – Mercado Manuel Firmino
17h00 | RI-TE | Medição de nível de oxigénio no sangue e temperatura sem contacto com o utente
17h10 | Incredible Vanguard | Unidade de desinfeção UV de espaços públicos de interior
17h15 | 15 OUT | Breeze technologies | 5G como suporte de comunicações para sensores ambientais indoor
17h20 | Makeittech | Plataforma robótica autónoma de logística indoor
13 a 15 de Out @Centro Cultural de Congressos de Aveiro • ARTECH 2021
13 – 15 Out | Centro de Congressos, Fonte Nova.
Exposição de Acesso Livre ao Público: 14 e 15 das 10h às 12h e das 17h às 19h
A 10ª edição da Conferência Internacional de Artes Digitais e Interativas – ARTECH - decorrerá integrada na Aveiro Tech Week, nos dias 13, 14 e 15 de outubro. Sob o tema "Hybrid Praxis: Art, Sustainability & Technology", esta conferência tem como objetivo promover o interesse na cultura digital e a sua interseção com a arte e a tecnologia, como um importante campo de investigação e também como um espaço comum de discussão e troca de novas experiências. A ARTECH 2021 pretende fomentar um diálogo sobre as artes e cultura digitais num vasto espectro de práticas culturais, disciplinares e profissionais.
No âmbito da conferência ARTECH 2021 haverá um espaço expositivo com instalações artísticas, localizado no Centro Cultural de Congressos de Aveiro, com entrada gratuita ao público.
Informação em: http://2021.artech-international.org/
14 a 16 de Out | 12:00 - 19:00 @Mercado Manuel Firmino • Área Expositiva Mercado Manuel Firmino
14-16 OUT 12h00 – 19h00 | Mercado Manuel Firmino
UA
Em atualização.
INOVARIA
O setor da microeletrónica tem vindo a enfrentar sérias dificuldades no acesso e disponibilização de componentes e sistemas, a nível europeu, seja pelo impacto das alterações climáticas, tensões geopolíticas, escassez de recursos/matérias-primas ou pela inédita quebra de cadeias de distribuição e produção causada pela situação pandémica, que veio evidenciar mais ainda a necessidade de a Europa ter uma maior autonomia neste setor tão influente, num mundo cada vez mais digital. Pretende-se demonstrar o potencial de Portugal, em especial da Região de Aveiro, na capacidade produtiva e de inovação da industrial, privilegiando a sustentabilidade, a reutilização, a reparação e a reciclagem durante o processo produtivo neste setor.
Altice Labs
Demonstrador do projeto 5G-MOBIX (5G for cooperative & connected automated MOBIility on X-border corridors). Comunicações 5G para auxílio à condução autónoma, com suporte de infraestrutura de beira de estrada, incluindo radares e câmeras, para a criação de mapas dinâmicos de alta resolução.
Será demonstrado o envio de mensagens CPM (Cooperative Perception Message), usando os equipamentos em operação nas auto-estradas A28, junto ao aeroporto do Porto, e na A3 em Valença, junto à ponte sobre o rio Minho.
SmartPort
Sensorização da atividade portuária para a melhoria e automatização dos processos. Ambiciona ser a alavanca para a transformação digital dos Portos Marítimos, tirando partido de tecnologias emergentes como o 5G, Edge e Cloud Computing.
Live!Data + Live!Urban
Plataforma de dados das cidades, onde é possível visualizar um conjunto de dados agregados provenientes de diferentes fontes de recolha de informação urbana.
Automação de diagnóstico de glaucoma
Utilização de processos baseados em Inteligência Artificial (IA) /Machine Learning (ML) para facilitar a localização e classificação automática das características patológicas de doenças oculares.
Aplicação Netwin AR em surface e/ou TV
A aplicação NETWIN AR usa tecnologia inovadora de realidade aumentada para simplificar o acesso à informação e melhorar a eficiência do técnico, reduzindo os custos operacionais e simplificando as tarefas comuns do técnico no terreno.
Demonstrações na Sala de estar com tecnologia Smart Home da Altice (Demonstrações permanentes)
Apresentação de Equipamentos de Rede
VEOLIA
Em atualização.
IT
Em atualização.
Gaming
15 a 17.OUT | 10:00 – 22:00 @ Parque de Exposições de Aveiro
A área de Gaming estará dotada de um conjunto de ações e atividades pré-programadas, com marca “Magischot Gaming Network”, com o objetivo de apresentar e possibilitar a experimentação de vídeo jogos, bem como a realização de torneios em palco e em livestream. Com uma área dedicada de 5000m2, o Gaming decorre no Pavilhão A do Parque de Exposições de Aveiro. Para além da área expositiva dedicada às últimas tecnologias associadas à prática, o gaming conta ainda com a presença de influenciadores e streamers, que irão potenciar o evento com a assinatura de autógrafos, palestras, duelos ou mesmo performances; com a realização de quizzes, que já provaram ser um sucesso neste tipo de eventos e que incluem a atribuição de prémios e brindes; a realização de torneiros desportivos e ainda alguns concursos de dança, com coreografias baseadas em videojogos, com twist de hip-hop ou influências asiáticas, e a presença de cosplayers, promovidos por indivíduos com uma grande paixão pela cultura da banda-desenhada, filmes, jogos, séries, etc., trazem à vida personagens dos seus títulos favoritos.
O Pavilhão A, com cerca de 5000m2, comporta uma lotação máxima de aproximadamente 2000 pessoas no seu interior, o que tendo por base as regras atualmente em vigor para eventos em recinto fechado, a entrada do evento estará condicionada à apresentação do certificado de vacinação ou em alternativa, cada visitante terá de se fazer acompanhar de um teste rápido, que será realizado à porta no momento da entrada no evento.
DESTAQUES CONTEÚDOS
- MagicShot TechDays CS: GO Cup 2021 com 1000€ em prémio;
- MagicShot TechDays Valorant Cup 2021 com 500€ em prémio;
- TORNEIOS DIÁRIOS DE FIFA 22
- PERSONALIDADES DO DIGITAL
- COSPLAY
- REALIDADE VIRTUAL
- SIMULADORES DE COMPETIÇÃO
- COMPUTADORES TOPO DE GAMA
- CLUBES DE ESPORTS
ALINHAMENTO PROVISÓRIO
Sexta-Feira 15 out
10h – National Gaming Dev Showcase
12h – Quizzes Dr.Why
13h – Fighting Games Mini Tournaments
14h - Gaming Talk
15h – FIFA 22 Challenges
16h - Quizzes Dr.Why
17h - Torneio de Esports
Livestream: https://youtu.be/szVVg8cNcp0
Sábado 16 out
12h - Quizzes Dr.Why
13h - Concurso de Cosplay
14h - FIFA 22 Challenges
15h - Gaming Talk com personalidades
16h – Torneio de Esports – MagicShot TechDays Valorant Cup 2021 (DESTAQUE)
Livestream: https://youtu.be/Dahh5qz0-uI
Domingo 17out
11H - Quizzes Dr.Why
12h - ArchaRoyale Fighting Games
14h - Gaming Talk
15h - Torneio de Esports - MagicShot TechDays CS: GO Cup 2021 (DESTAQUE)
Livestream https://youtu.be/IjDj3scMsro
PERSONALIDADES
- Movemind
- Mucha
- BhT
- Archarom
- Daividjones
- KitCatty
CLUBES
- SAW
- FTW
- EGN
- GrowUp
- Offset
- Boavista FC
- GTZ Bulls
- Panthers
- Odivelas
Educação
A Educação é um dos pilares fundamentais na estratégia política da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para a construção de um Município baseado no conhecimento, preparando as novas gerações com as competências necessárias para o seu sucesso nesta nova era digital. A CMA, através do Projeto Aveiro Tech City, está a implementar um conjunto de atividades, com o objetivo fundamental de potenciar o desenvolvimento de competências nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na comunidade Educativa. A Aveiro Tech Week prevê um conjunto de atividades na área da Educação que permitirá a crianças e jovens o contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM e, por outro lado, partilhar com a comunidade Aveirense a iniciativa Tech Lab, que no ano letivo 2021/2022 já estará instalada e implementada em todos os estabelecimentos de Ensino do Município.
Parceria: Universidade de Aveiro/Fábrica Centro de Ciência Viva.
11 a 15 de Out Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro • Precious Plastic Portugal
Precious Plastic é uma oficina de reciclagem de plástico que proporciona a análise do plástico e as suas várias formas de reciclagem. A experiência proporciona a identificação e separação do plástico com origem no “lixo” e seguidamente o seu processo de transformação num objeto novo com recurso a máquinas especializadas e a diferentes moldes.
Precious Plastic também é uma comunidade global de centenas de pessoas que se dedicam a arranjar soluções para combater a poluição causada pelo plástico.
Esta atividade, durante a Tech Week, será dedicada à comunidade educativa, posteriormente terá continuidade pelo período de um ano e estará disponível para toda a comunidade.
Mais informações através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
11 a 15 de Out | 09h30 - 12h30 @Escolas Básicas de 2º e 3º Ciclo do Concelho • Lançamento dos Tech Lab 2º e 3º CEB nas 7 Escolas do 2º e 3º Ciclo
Após a instalação e implementação do Projeto Tech Lab em todos as Escolas do 1º Ciclo e do Ensino Secundário do Concelho, a Autarquia irá proceder à instalação do projeto em todas as Escolas com 2º e 3º Ciclo, cobrindo, deste modo, toda a Rede Escolar do Município. O projeto Tech Labs tem como objetivo estruturante a promoção do interesse e do domínio de competências STEAM na comunidade educativa. Pretende-se promover de forma criativa o gosto pela Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, através da disponibilização de espaços de experimentação, que proporcionam aos alunos o contacto com materiais de eletrónica, robótica, ferramentas, maquinaria diversa e impressora 3D, para a prática e aquisição de competências essenciais para o seu futuro académico, profissional e pessoal. Durante a Aveiro Tech Week, proporcionaremos a todas as escolas envolvidas o acesso livre e monitorizado aos diversos equipamentos em formato circuito, para possibilitar a participação a alunos e docentes.
Evento dedicado a docentes e alunos das 7 Escolas Básicas de 2º e 3º Ciclo do Concelho.
12 de Out | 17:30 - 19:30 @CEdifício Atlas, Piso 2 • Workshop Creative Tinkering
Gostas de mexer em ferramentas e aprender a utilizá-las? Neste workshop vais dar asas à tua criatividade e construir engenhocas, utilizando diversos materiais e várias ferramentas. Vem fazer tinkering: desmonta, constrói, inova, cria e principalmente, diverte-te! Este Workshop, dedicado a crianças e jovens a partir dos 10 anos de idade, será dinamizado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e está limitado a 15 participantes.
A participação neste evento está sujeita a inscrição através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
14 de Out | 17:30 - 19:30 @Casa da Cidadania • Workshop Vem aprender a soldar
Neste workshop vais montar circuitos elétricos, aprender a soldar e até construir um dispositivo eletrónico. Lama, Panda, Leão, Coelho, Ovelha e Girafa... escolhe um dos 6 animais, constrói o teu projeto e torna-o interativo. É simples e divertido. Inscreve-te! Este Workshop, dedicado a crianças e jovens a partir dos 10 anos de idade, será dinamizado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e está limitado a 12 participantes.
A participação neste evento está sujeita a inscrição através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
16 de Out | 10:00 - 12:00 @Fábrica Centro Ciência Viva • Workshop Brincar com o Equilíbrio
Às vezes vemos objetos no dia-a-dia que estão “estranhamente” equilibrados e temos brinquedos que estão sempre a cair e depois ainda há os equilibristas, que caminham na perfeição só sobre um finíssimo arame!!! Aihh?! Pois, neste workshop, vamos divertir-nos muito a perceber tudo isto, enquanto construímos "bonecos teimosos", feitos com rolhas, lápis e fios metálicos! Inscreve-te já! Este Workshop, dedicado a crianças a partir dos 4 anos de idade, será dinamizado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
A participação neste evento está sujeita a inscrição através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
16 de Out | 14:00 - 17:00 @Fábrica Centro Ciência Viva • Open Tech Lab 1.º CEB
O projeto Tech Labs tem como objetivo principal a promoção do interesse e do domínio de competências STEAM na comunidade educativa. Pretende-se promover de forma criativa o gosto pela Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, através da disponibilização de espaços de experimentação e criação, que proporcionam aos alunos o contacto direto com materiais de eletrónica, robótica, ferramentas, maquinaria diversa e impressoras 3D, para o desenvolvimento de projetos que promovem a aquisição de competências essenciais para o seu futuro académico, profissional e pessoal.
Mais informações através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
15 e 16 de Out | a partir das 20h00 @Parque Infante D. Pedro • I Want to Belong
“I Want to Belong” é uma instalação artística que integra o Festival Prisma e que foi executada com a colaboração com a comunidade Educativa. Foram as 4 Escolas Secundárias do Município que passaram da ideia à prática através do empenho dos seus docentes e alunos.
Esta instalação pretende reforçar a importância do nosso sentido de pertença, que de certo modo a pandemia veio abalar. Queremos ter a companhia de outras pessoas, fazer parte de uma experiência compartilhada e suprir esta necessidade fundamental e típica da nossa espécie, que aumenta o nosso sentimento de segurança e a partilha de afetos.
O pássaro é o elemento principal desta obra artística de caracter social, uma criação de @PIA.LEPPIS
Cultura
CRIATECH
11 | 16 de Out | 10h até 12h30 e 13h30 até 18h
Dia 11- horário 13.30 – 18.00
Dias 12 a 14: horário 10.00 – 12.30 / 13.30 – 18.00
Dias 15 e 16: horário 10.00 – 12.30 / 13.30 – 18.00 / 20.00 – 24.00
A 5ª edição do Criatech, em 2021 desenvolver-se-á numa semana em que volta a intervir em espaços públicos e patrimoniais, com uma narrativa histórica e de memória coletiva forte, que serão transformados pela presença dos objetos artísticos que lá serão colocados forma efémera.
Numa época em que se troca o sentido da vida por sensações que geram vazio, o Criatech pretende ser um momento de expiração e retorno à experiência física, ainda que com uma forte presença digital e das media arts, numa chamada a inverter a tendência do isolamento e virtualização.
Persistimos na exploração das relações do homem – máquina, algoritmo numérico e Inteligência artificial e pretendemos com esta edição ser reparadores, conscientes de que se agravaram os estados de alguns equilíbrios e dos esforços constantes para manter esses equilíbrios, nas relações sociais, pessoais, da humanidade e do que a rodeia – natural ou artificial. Refletiremos sobre o contacto físico e emocional, sobre processos de reaprendizagem de estar com o outro e no exterior, nos impactos na natureza, por ausência da interação das pessoas.
Between Human Nature
Artista / Coletivo: Antiga Capitania do Porto de Aveiro
Data: 13-16 de outubro
Horário: dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / 20h00–24h00
Sinopse: Esta peça é um convite ao público para participar num exercício de reflexão criativa sobre a relação entre o ser humano e a natureza. Apresenta-se uma instalação audiovisual interativa desenvolvida como um diálogo ativo, entre contribuições transdisciplinares da equipa do estúdio, e a própria audiência, que é convidada a interagir e transformar o resultado audiovisual.
O processo parte da captação de vídeo original — um exercício de observação do mundo natural, que é tantas vezes omisso no frénico quotidiano urbano. A partir destas imagens produzem-se processos de distorção visual generativa, que possibilitam um olhar disruptivo e descontextualizado, promovendo novas perspetivas nascidas da interceção entre o mundo orgânico e o digital. O resultado é reproduzido numa instalação audiovisual imersiva, que destaca uma sobreposição entre a estética da tecnologia e da técnica, e o mundo natural que apresenta.
Por fim, a instalação entrega à audiência a continuação deste exercício — o movimento do corpo, captado por sensores 3D, transforma em tempo real os elementos visuais apresentados. Cria-se um novo quadro de referência, procurando promover a exploração, inquieta e divergente, de novos significados para a coexistência entre a humanidade e o universo que nos engloba.
Holywell
Artista / Coletivo: Maotik (Fr) Local: Igreja das Carmelitas
Data: 11-16 de outubro
Horário: dia 11 - 13h30-18h00 / dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30 – 18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / 20h00–24h00
Sinopse: Holywell é uma experiência multissensorial que explora a natureza e os princípios matemáticos da geometria sagrada. O trabalho consiste no desenvolvimento de algoritmos por forma a criar diversas formas que podemos observar na natureza e na sua relação com padrões religiosos. O uso da tecnologia digital oferece a possibilidade de reproduzir várias combinações para fazer com que os gráficos evoluam de forma aleatoriedade, mas controlada na criação de padrões complexos que abrangem totalmente a arquitetura da igreja.
O interativo dará uma sensação de contato direto com o divino da igreja, pois o seu movimento modificará o conteúdo visual projetado no teto e no chão e mudará a perspetiva do ambiente. Como projeção em cúpula, a luz projetada na cúpula da igreja vai brincar com sua arquitetura e mudar a perceção desta.
O som da instalação seguirá a teoria de Pitágoras, que explicou que os padrões da natureza são como as harmonias da música surgindo dos números.
The Fragility of Complexity / A Fragilidade do Complexo
Artista / Coletivo: Neil Mendoza (GB) Local: Capela do Museu de Aveiro/ Santa Joana
Data: 11-16 de outubro
Horário: dia 11 - 13h00-18h00 / dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h / 20h00–24h00
Sinopse: O mundo atual é construído sobre camadas e camadas de complexos sistemas que se interligam. Com o passar do tempo, a ilusão da estabilidade e sustentabilidade desses sistemas está a começar a desaparecer. Esta escultura cinética composta por martelos e lâmpadas convida o espectador a contemplar este delicado equilíbrio de fragilidade complexa enquanto a luz, o vidro e o metal realizam um ritual sem fim de movimento perpétuo. . Broken Bulbs is an investigation into motion, light and fragility as glass and metal perform a never ending ritual of periodic motion. This installation is like an essay on the fragility of the human being and the environment in which we live, on the forces that continuously oppose each other. This piece is placed in a place that inspires meditation and reflection.
COMBATscience Augmented
Artista / coletivo: Ruth Schnell (Aus) (em colaboração com Patricia Köstring (Aus)
Local: Museu de Aveiro/ Santa Joana – Coro Alto
Data: 11-16 de outubro
Horário: dia 11 - 13h30-18h00 / dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h / 20h00–24h00
Sinopse: COMBATscience Augmented utiliza a mais recente tecnologia holográfica para trazer à luz questões fundamentais da ética, responsabilidade científica e feminismo. O HoloLens como interface oferece um ambiente de realidade mista, cenários holográficos digitais que se desdobram em ambientes reais, a instalação é vivenciada de um ponto de vista individual.
A instalação interativa leva as histórias de vida do cientista Fritz Haber (1868-1934) e da sua esposa, a química Clara Immerwahr (1870-1915), para discutir questões atuais de responsabilidade científica, abordando questões de viabilidade a qualquer custo e campos de uso duplo de pesquisas ciêntíficas.
Obra realizado em cooperação com Patricia Köstring.
Projeto de software: Thomas Hochwallner.
From object to affect: proposals for future archives after the media
Artista / Coletivo: Patrícia J. Reis e Carla Cabanas
Local: Museu de Aveiro/ Santa Joana,
Data: 11-16 de outubro
Horário: dia 11 - 13h00-18h00 / dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h / 20h00–24h00
Sinopse: de objecto a afecto: propostas para futuros arquivos depois dos media
À luz do contexto actual do big data no qual o processamento e curadoria de dados, armazenamento, transferência, visualização e privacidade são os principais tópicos de discussão, as artistas Carla Cabanas e Patrícia J. Reis colaboram pela segunda vez num projecto artístico que tem como objectivo reflectir sobre formas alternativas de arquivo digital, materialização e/ou desmaterialização de objectos privados.
De objecto a afecto: propostas para futuros arquivos depois dos media sugere que modos tradicionais de arquivo podem ser obsoletos e inefectivos num cenário futuro — depois dos media. Em invés de se preocuparem em preservar as coisas como elas parecem ser, as artistas tiram proveito da mutabilidade e fluidez dos media digitais, transformando a data numa outra data, finalmente experienciada fisicamente pelo participante.
Na instalação interactiva, os participantes são convidados a colocar um objecto pessoal dentro de uma caixa, fechar a caixa, e levar a chave com eles. Dentro da caixa, um aparelho exibe e captura em vídeo o objecto numa perspectiva contínua de 360º. O vídeo está ligado a um sistema computadorizado que traduz a informação digital dos pixéis em vibração. Levando a chave consigo, o participante é convidado a experienciar o objecto através de vibração oferecida por uma cama de massagem vertical. A experiência sensorial transporta os dados do objecto original sugerindo que o participante é ultimamente o receptáculo do arquivo.
Luz e Espaço
Artista / Coletivo: Tiago Margaça
Local: Museu de Aveiro/ Santa Joana
Data: 11-16 de outubro
Horário: dia 11 - 13h00-18h00 / dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h / 20h00–24h00
Sinopse: Esta instalação pretende aproximar o publico da obra com o intuito de reduzir o espaço entre o espetador e a obra de arte, criando assim um hábito de consumo e usufruto cultural. A instalação é em si, um modo de criar uma proximidade com o espetador.
A luz irá focar e revelar o espaço aos olhos do protagonista, aproximando-o/a do processo criativo e em termos práticos o espetador ao movimentar-se irá ser detetado por sensores que por sua vez lhes dará a capacidade de manipular a luz em várias direções. A passagem da luz por diversos dispositivos, como prismas, lentes e espelhos permitirá algum controlo que possibilitam abrir novos espaçamentos de luz, no sentido que essa sensação e controlo do efeito provoque o espetador a experimentar mais até criar um percurso.
MM/A: E Máquina Magnética
Artista / Coletivo: Gustavo Costa, Miguel Carvalhais, Pedro Tudela, Rodrigo Carvalho
Local: Antiga Estação da CP
Data: 11-16 de outubro
Horário:dia 11 - 13h00-18h00 / dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h / 20h00–24h00
Sinopse: O que modela a presença das personagens virtuais? O que as torna cativantes para nós? O que acontece com a nossa presença, constantemente ampliada pelos dispositivos de vigilância que usamos? Swarming Lounge lida com os vínculos afetivos e autopoiéticos em multicamadas, engendrados pela estratificação dos estados de presença de realidades mistas e questiona nossa relação viciante com os mundos miniaturizados das telas. Nessa jornada, a persistência de presenças virtuais assombra-nos, como um enigma insolúvel.
Swarming Lounge
Artista / Coletivo: Máquina Magnética (Gustavo Costa, Miguel Carvalhais, Pedro Tudela, Rodrigo Carvalho), produção Sonoscopia
Local: Antiga Estação da CP
Data: 11-16 de outubro
Horário: dia 11 - 13h00-18h00 / dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h / 20h00–24h00
Sinopse: Dois pólos que se aproximam e de cuja interferência emana uma composição em mutação permanente. Esta instalação parte dos elementos estruturantes do projeto Máquina Magnética — a percussão, a computação, a interação — que são articulados numa nova peça que é uma máquina performativa autónoma.
Let's go
Artista / Coletivo: Hamza KirbaŞ (TUR)
Local: Museu Arte Nova
Data: 11-16 de outubro
Horário: dias 11 a 16 - 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
162 Au Revoirs
Artista / Coletivo: Sofia Suazo (CHI)
Local: Museu da Cidade / Praça Joaquim de Melo Freitas
Data: 11-16 de outubro
Horário: dias 11 a 16 - 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
Aquateque - Sculpture 02
Artista / Coletivo: Studio Above&Below (Daria Jelonek, Perry-James Sugden) in collobaration with Einar Fehrholz (GER/GB)
Local: Antiga Capitania do Porto de Aveiro
Data: 11-16 de outubro
Horário: dias 11 a 16 - 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
Anemona
Artista / Coletivo: Mário G. Salinero (ESP)
Local: Passagem inferior do Atlas Aveiro
Data: 11-16 de outubro
Horário: dias 11 a 16 - 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
A Virtual
Artista / Coletivo: Joana Burd (BRA/LIT)
Local: Igreja das Carmelitas
Data: 11-16 de outubro
Horário: dias 11 a 16 - 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
Ana Min Wein
Artista / Coletivo: Nouf Aljowaysir (AS)
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana
Data: 11-16 de outubro
Horário: dias 11 a 16 - 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
Dahlia II
Artista / Coletivo: Julian Young (USA)
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana
Data: 11-16 de outubro
Horário: dias 11 a 16 - 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
Herança Fragmentada
Artista / Coletivo: Clelio de Paula (BRS)
Local: Entre a antiga e a nova Estação da CP
Data: 11-16 de outubro
Horário: dias 11 a 16 - 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
Um certo olhar
Artista / Coletivo: Waves of youth
Local: Em atualização
Data: 11-16 de outubro
Horário: Sem horário definido
Sinopse: Em atualização.
I drag Dona Armanda.mp4
Artista / Coletivo: Joana Pacheco
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana
Data: 13-16 de outubro
Horário: dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h / 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
Earth Pulse
Artista / Coletivo: Darya Efrat (ISR), Joana Burd (BRA), João Dias Oliveira (PT)
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana
Data: 13-16 de outubro
Horário: dias 13 a 14 - 10h00–12h30 / 13h30–18h00 / dias 15 a 16 - 10h00–12h30 / 13h30–18h / 20h00–24h00
Sinopse: Em atualização.
Escultura 3D
Artista / Coletivo: Hamzan kirbas
Sinopse: Escultura 3D
Bio: Hamza KIRBAŞ, 1992-Batman / Turquia, formou-se no Departamento de Pintura da Faculdade de Belas Artes da Batman University em 2017. Ele prosseguiu os seus estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Silesia, Departamento de Design Gráfico em 2014/2015. Fez o mestrado pelo Instituto de Belas Artes da Hacettepe University em 2020. Nas suas obras, oferece conceitos e análises ao público; O seu objetivo é que os espectadores entendam e resolvam as peças autonomamente. Os seus trabalhos consistem em estruturas híbridas que usam imagens do passado e do presente. Utiliza meios como a videoinstalação, instalação sonora, instalações interativas, escultura, visualização de dados, instalação site-specific, animação 3D numa prática artística versátil. O seu trabalho é moldado à volta de conceitos sociopolíticos como espaço, espaço público, identidade, gênero e migração.
As suas obras; especialmente na Turquia, foram exibidas em muitas exposições internacionais, festivais e bienais na Inglaterra, Nova York, Baja California, Colômbia, Malta, Hungria, Brasil, Polônia, França, Alemanha, Espanha, Finlândia, China, Equador, Grécia e Itália.
Escultura 3D
Artista / Coletivo: Sofia Suazo (Chi)
Sinopse: Escultura 3D Bio: Sofía Suazo é uma artista multimédia que trabalha na intersecção da fotografia, filosofia da arte e media interativa. O seu trabalho, influenciado pela teoria da arqueologia da media, explora o papel político e cultural da media na sociedade.
Escultura 3D
Artista / Coletivo: Studio Above&Below (Daria Jelonek, Perry-James Sugden) in collaboration with Einar Fehrholz (GER/GB)
Sinopse: Escultura 3D Bio: Studio Above & Below é um studio de arte e tecnologia baseado em Londres, fundado por Daria Jelonek e Perry-James Sugden após se formarem no Royal College of Art. O seu trabalho combina design computacional, dados e arte digital para reunir conexões invisíveis entre humanos, máquinas e o meio ambiente.
Escultura 3D
Artista / Coletivo: Mário G. Salinero (Esp)
Sinopse: Escultura 3D
Bio: Artista visual, digital e VJ, desde o primeiro contato com modelagem e renderização 3D, ele aprofundou a sua técnica como autodidata, criando a sua própria estética interior, dando origem a cenas pop, surrealistas ou infundidas por ondas de vapor. Ele trabalhou como VJ em clubes e para artistas musicais de renome em Barcelona e o seu trabalho foi apresentado em exposições. Atualmente desenvolve a sua própria arte em renderização 3D e também ensina em projeto de 3D.
Escultura 3D
Artista / Coletivo: Joana Burd (Bra)
Sinopse: Escultura 3D
Bio: Joana Burd é artista, educadora e pesquisadora da arte dos novos meios em que explora as possibilidades de esculturas, vídeos e instalações sonoras táteis e interativas. Atualmente é doutoranda na Universidad de Barcelona e membro dos grupos de investigação Cuerpos Conectados e iMarte. É licenciada em Arte Educação e mestra em Artes Visuais (UFRGS, Brasil), foi cofundadora de um espaço de arte independente e participou recentemente em Festivais de Arte em Aveiro (PT), Barcelona (ES) e Berlim (DE).
Escultura 3D
Artista / Coletivo: Nouf Aljowaysir (AS)
Sinopse: Escultura 3D
Bio: Nouf Aljowaysir é um artista de media arts nascida na Arábia Saudita e residente em Nova York. Ela combina arte e computação para explorar como as tecnologias emergentes moldarão nosso futuro - de ambientes de marca a produtos digitais e interfaces não tradicionais. As suas recentes explorações artísticas concentram-se em colaborar com Inteligência Artificial para produzir designs generativos e futuros especulativos, enquanto questiona as suas estruturas subjacentes de uma perspetiva ética.
No verão de 2020, ela foi premiada com a ThoughtWorks Arts Residency, uma incubadora para artistas e agentes tecnológicos, para investigar os impactos das media na indústria, cultura e sociedade. O seu trabalho foi exibido em galerias e festivais nos Estados Unidos e na Europa, incluindo o International Documentary Festival Amsterdam (IDFA), SXSW 2019, NeurIPS Conference for Creativity and Design, The Conference on Computer Vision and Pattern Recognition e outros. Em junho passado, o seu projeto, Alexa, Call Mom !, estreou-se no Cannes XR Virtual como parte dos projetos XR selecionados do Tribeca Film Festival.
Escultura 3D
Artista / Coletivo: Julian Young (Usa)
Sinopse: Escultura 3D
Bio: Sofía Suazo é uma artista multimédia que trabalha na intersecção da fotografia, filosofia da arte e media interativa. O seu trabalho, influenciado pela teoria da arqueologia da media, explora o papel político e cultural da media na sociedade.
Escultura 3D
Artista / Coletivo: Clelio de Paula (Esp)
Sinopse: Escultura 3D
Bio: Clelio de Paula (Rio de Janeiro), é um artista visual que usa programas de computador para criar, gerar e consumir experiências na sua maioria interativas.
Os seus principais materiais de trabalho são esculturas, tridimensionais e fotogrametria, normalmente consumidos através de Realidade Virtual e Aumentada. As suas obras têm três aspectos principais:: A capacidade do público de interagir e influenciar o resultado da experiência; A relação afetiva e estética do registro tridimensional de pessoas e espaços no tempo e suas infinitas possibilidades de consumo; a mistura entre o físico e o virtual.
Um certo olhar
Artista / Coletivo: Waves of Youth Local: Geral
Data: 11-16 de outubro
Horário: sem horário
Sinopse: Como olha o visitante para os artistas e para as peças? Como olha um visitante para outro visitante? Para esse olhar externo, uma equipa dos Waves of Youth vai “conversar” com os intervenientes do Criatech, através de uma lente artística. Irá atá conversar com os objetos em exposição.
PRISMA
Dias 15 e 16 de Out
O tema principal do PRISMA 2021 é EQUILÍBRIO. A pandemia mostrou-nos, acima de tudo, como é frágil a humanidade. Como é difícil prescindirmos das coisas comuns a que estávamos habituados e como todos nós lutamos pelo equilíbrio interior nas nossas vidas.
O PRISMA 2021 não vai ser diferente e procura também o seu próprio EQUILÍBRIO, na esperança de criar um momento de pensamento e serenidade. Procura o EQUILÍBRIO entre a espiritualidade e a ciência, proporcionando uma nova esperança e um futuro mais luminoso. Procura o EQUILÍBRIO entre a vida urbana e a natureza, entre a observação espontânea da beleza e o prazer compartilhado dos jogos interativos, algo de que todos sentimos falta.
Procura também o EQUILÍBRIO entre os artistas locais e internacionais, tendo em mente que Aveiro está a candidatar-se a Capital Europeia da Cultura em 2027 e que todos estão incluídos nesta viagem.
O Prisma tem organização Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro.
ANJOS DA LIBERDADE
Local: Praça Joaquim de Melo Freitas ; Estação de Aveiro; Parque da Baixa de Santo António
Uma instalação com um caráter social e interativo que revela a beleza interior dos visitantes, transformando-os em anjos. Uma lembrança de que todas as pessoas são importantes, merecendo amor e carinho. Angels of Freedom é uma criação do estúdio do OGE Group, fundado em 2007 pelos arquitetos Merav (Salush) Eitan e Gaston Zahr, com sede em Haifa (Israel). Estas esculturas desafiam os visitantes a interagir, a tirar fotografias e a compartilhá-las nas redes sociais, tendo como chamariz umas asas gigantes e coloridas encimadas por um halo branco, que convidam as pessoas a aproximar-se delas e a transformar-se em anjos. Esta obra tem viajado por grandes festivais de luz um pouco por todo o mundo.
BARCO AV
Local: Parque Infante D. Pedro
Os RaumzeitPiraten regressam a Aveiro, depois de uma bem-sucedida intervenção no PRISMA 2020. Agora, passam para outro nível, tendo como local da sua nova instalação a superfície da água! Um barco repleto de dispositivos luminosos e diferentes boias e objetos flutuantes vão, com certeza, surpreender os visitantes.
SUSPENSOS E EQUILIBRANDO-SE
Local: Avenida Dr. Lourenço Peixinho
Uma reflexão sobre o equilíbrio do ser humano no seu perpétuo movimento. É um trabalho contemplativo e simbólico que convida os espetadores a parar e a observar a projeção de diversas pessoas em equilíbrio. Este trabalho nunca foi mostrado formalmente, tendo sido apenas reveladas espontaneamente algumas seções no Rio de Janeiro, em agosto de 2020, durante a pandemia.
BOLHAS
Local: Fachada do Museu da Cidade
Fragilidade, suavidade, vulnerabilidade e jogos de sombra e luz. Estes são apenas alguns dos atributos da obra BUBBLES, de Nina A. Šošková, uma instalação que balança entre a escultura e a intervenção arquitetónica. O belo edifício arte nova do Museu da Cidade de Aveiro vai ganhar um novo e charmoso visual durante o PRISMA.
POLÍCIA ESPACIAL
Local: Praça Marquês de Pombal / Edifício da PSP - Comando Distrital de Aveiro
Espaço e aeronáutica: a conquista de Marte, foguetões, criaturas espaciais e polícias ... tudo “batido, não mexido”, como diria James Bond, acompanhado de música de filmes famosos de ficção científica e uma grande dose de ironia. Esta é a base para um espetáculo de videomapping que reunirá personagens inesperadas de diferentes mundos. E é claro que a polícia não poderia faltar.
GRAFFITIMAPPING
Local: Fábrica da Ciência Viva
Um novo mural do artista urbano SKRAN, animado por uma projeção de videomapping, numa obra concebida para o PRISMA 2021.
SEGUNDA LITANIA
Local: Jardim do Museu de Santa Joana
Uma instalação artística dos criadores eslovacos Boris Vitazek e Zuzana Sabova que alia pintura em grande escala, videomapping e som. Esta fusão gera uma obra única e pouco convencional, que dilui as fronteiras entre a realidade e a ilusão, apresentando figuras poligonais em poses inspiradas nas tradicionais obras de arte cristãs. Os ritos e sacramentos religiosos dos cultos organizados fazem parte da sociedade desde os primórdios. Hoje em dia, pode-se encontrar alguma equivalência a isso na cultura rave, que embora pareça um ambiente improvável para tal, oferece as condições ideais para uma certa reflexão e contemplação. A dança funde-se com a oração a figuras ancestrais, num ritmo lento e num tom quase meditativo.
SÃ LINE
Local: Parque da Baixa de Santo António
Nascido em Aveiro, o artista e diretor técnico Dino da Costa criou para o Prisma 2021 uma instalação que se inspira na sua infância e nas memórias das marinhas, das pirâmides de sal e dos espelhos de luz ligados à extração deste tão precioso elemento, que vive de um delicado equilíbrio entre água, sol e vento para temperar o dia a dia de todos nós.
ANIMAIS
Uma instalação interativa de land-art que sublinha a beleza da natureza, mais especificamente dos olhos de animais, tanto dos vivem em terra como na água. O fotógrafo arménio Suren Manvelyan criou uma coleção impressionante de imagens em alta resolução e esse material serviu de base para o criador checo Ivo Opl realizar esta instalação interativa. Os visitantes podem observar diversos dispositivos com os olhos de várias espécies, como o caimão, o chimpanzé, o bode, o corvo ou o peixe-zebra. Tal como na vida real, estes animais são sensíveis aos movimentos e vão esconder-se se não houver silêncio à sua volta. Alguns são tímidos, outros podem mudar para um modo mais ofensivo. Mas não se preocupe, eles não mordem.
QUERO PERTENCER
Neste projeto, Aveiro 2027 encontra-se com Oulu, cidade finlandesa que vai deter o título de Capital Europeia da Cultura em 2026. A ideia central deste projeto é criar uma instalação de luz ecológica e participativa, composta por mil origamis criados pela comunidade.
LABIRINTO LASER
Uma instalação interativa que permite ao visitante tornar-se num ladrão metido numa aventura, tendo de escapar de uma teia de raios laser para levar o seu troféu em tempo recorde. Uma proposta que é tanto um jogo interativo como uma bela obra de arte visual.
FLORES E ANJOS
A partir de uma tecnologia analógica arcaica, que permite a projeção de luz através de lâminas de vidro, conseguem-se imagens poderosas e criativas que podem mudar a nossa perceção de um lugar. É essa a proposta desta instalação, feita de desenhos à medida deste dispositivo e criados especificamente para o PRISMA 2021.
ESCOLA DE VIDEOMAPPING
Tal como em 2020, o PRISMA promoveu a Escola de Videomapping, uma ação de formação com a comunidade orientada pelo artista italiano Luca Pulvirenti. Esta instalação revela os diferentes resultados dessa iniciativa, assim como trabalhos de Pulvirenti e uma obra intitulada “Negro Mar”, criada por Francisca Cardoso Lima, vencedora da edição passada da Escola de Videomapping.