logo

logos

data

Tech Week

A cidade de Aveiro aposta numa semana com várias ações e eventos dedicados à tecnologia, arte e cultura. A decorrer entre os dias 12 e 18 de outubro, a Câmara Municipal de Aveiro apresenta a Aveiro Tech Week, composta pelos eventos CRIATECH, TECHDAYS Aveiro, e PRISMA / Art Light Tech, aliando tecnologia, arte e cultura através de exposições, festivais, instalações artísticas, performances, conferências, laboratórios e outras experiências.

Uma semana com o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da iniciativa Aveiro Tech City.

CRIATECH – Criatividade Digital e Tecnologia

De 12 a 18 de outubro, Aveiro será palco da 4.ª edição do Criatech, festival organizado pelo Teatro Aveirense e que estabelece um diálogo entre a criatividade digital, a tecnologia e o património histórico da cidade.

Com uma aposta numa programação diversificada, experimentalista e de qualidade, o Criatech irá ao encontro do público geral e especializado, apresentando obras de autores de renome, entre figuras nacionais e internacionais. Os projetos apresentados pretendem reforçar o elo de ligação entre a arte, a tecnologia e a criatividade, desafiando os espectadores através de diversas instalações e performances. Ao mesmo tempo, o Criatech vai procurar questionar a relação e a importância da tecnologia na sociedade e da sua relação com o espaço público e patrimonial.

TECHDAYS AVEIRO – Building Our Future

A 6.ª Edição do Techdays estende-se até ao centro da Cidade de Aveiro com uma nova configuração resultante do crescimento e sucesso das edições anteriores. O evento assume um formato mais próximo da comunidade, para demonstrar a utilização da tecnologia na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e de forma transversal em áreas como a mobilidade, energia, educação, cultura ou ambiente.

Esta edição do Techdays dará visibilidade à importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. É neste novo contexto de evolução, e com uma nova e inovadora configuração, que se torna fundamental aproximar pessoas, empresas, institutos de investigação e soluções da última geração tecnológica em contexto real, onde será possível assistir a demonstrações de como viver e trabalhar na cidade numa nova realidade digital e conectada.

Além de talks sobre os temas mais atuais na área da inovação e tecnologia, esperam-se muitas novidades, como os workshops, demonstrações e as atividades de promoção da educação, em particular das competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths), e uma área reforçada de gaming.

A Cidade abre-se aos visitantes da semana como palco para apresentação, exibição e exploração de novos conceitos e projetos trazidos pelos parceiros da iniciativa, aos quais se vão juntar as demonstrações desenvolvidas pelos projetos finalistas do concurso Aveiro 5G Challenges e dos projetos do concurso Aveiro Urban Challenges.

PRISMA - Art Light Tech

A segunda edição do Prisma / Art Light Tech acontece nos dias 16 e 17 de outubro. O Prisma assume a luz como sua matéria-prima, criando um roteiro de obras artísticas no espaço público. Também organizado pelo Teatro Aveirense, este festival combina diversas obras de arte contemporânea, entre projeções, instalações e peças de som e luz, apresentadas em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de referência internacional. O Prisma trará à cidade um ambiente estimulante e animado, convidando à exploração e (re)descoberta da cidade através de uma nova luz. O festival volta a dar um contributo importante para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com ações que promovem a cooperação entre criativos,estudantes, artistas e empresas. O Prisma quer dar ainda um contributo para a boa gestão ambiental, chamando a atenção para a eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade.

Lotação

Powered by Wavecom

Não perca as últimas novidades

organizadores organizadores
centro habitat forum oceano inovaria insituto telecomunicacoes
mobinov tice.pt ua  
aveiraexpo turismo centro portugal
organizadores cmaveiro
nokia veolia PortoAveiro PortoAveiro
cmaveiro