logo

logos

Data

Tech Week

A cidade de Aveiro aposta numa semana com várias ações e eventos dedicados à tecnologia, arte e cultura. A decorrer entre os dias 11 e 17 de outubro, a Câmara Municipal de Aveiro apresenta a Aveiro Tech Week, composta pelos eventos CRIATECH, TECHDAYS Aveiro, e PRISMA / Art Light Tech, aliando tecnologia, arte e cultura através de exposições, festivais, instalações artísticas, performances, conferências, laboratórios e outras experiências.

Uma semana com o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da iniciativa Aveiro Tech City.

CRIATECH – Criatividade Digital e Tecnologia

De 11 a 16 de outubro, Aveiro será palco da 5.ª edição do Criatech, festival organizado pelo Teatro Aveirense e que estabelece um diálogo entre a criatividade digital, a tecnologia e o património histórico da cidade.

A 5ª edição do Criatech, em 2021 desenvolver-se-á numa semana em que volta a intervir em espaços públicos e patrimoniais, com uma narrativa histórica e de memória coletiva forte, que serão transformados pela presença dos objetos artísticos que lá serão colocados forma efémera.

Numa época em que se troca o sentido da vida por sensações que geram vazio, o Criatech pretende ser um momento de expiração e retorno à experiência física, ainda que com uma forte presença digital e das media arts, numa chamada a inverter a tendência do isolamento e virtualização.

Persistimos na exploração das relações do homem – máquina, algoritmo numérico e Inteligência artificial e pretendemos com esta edição ser reparadores, conscientes de que se agravaram os estados de alguns equilíbrios e dos esforços constantes para manter esses equilíbrios, nas relações sociais, pessoais, da humanidade e do que a rodeia – natural ou artificial. Refletiremos sobre o contacto físico e emocional, sobre processos de reaprendizagem de estar com o outro e no exterior, nos impactos na natureza, por ausência da interação das pessoas.

TECHDAYS AVEIRO – Building Our Future

A 6.ª Edição do Techdays estende-se até ao centro da Cidade de Aveiro com uma nova configuração resultante do crescimento e sucesso das edições anteriores. O evento assume um formato mais próximo da comunidade, para demonstrar a utilização da tecnologia na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e de forma transversal em áreas como a mobilidade, energia, educação, cultura ou ambiente.

Esta edição do Techdays dará visibilidade à importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. É neste novo contexto de evolução, e com uma nova e inovadora configuração, que se torna fundamental aproximar pessoas, empresas, institutos de investigação e soluções da última geração tecnológica em contexto real, onde será possível assistir a demonstrações de como viver e trabalhar na cidade numa nova realidade digital e conectada.

Além de talks sobre os temas mais atuais na área da inovação e tecnologia, esperam-se muitas novidades, como os workshops, demonstrações e as atividades de promoção da educação, em particular das competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths), e uma área reforçada de gaming.

A Cidade abre-se aos visitantes da semana como palco para apresentação, exibição e exploração de novos conceitos e projetos trazidos pelos parceiros da iniciativa, aos quais se vão juntar as demonstrações desenvolvidas pelos projetos finalistas do concurso Aveiro 5G Challenges e dos projetos do concurso Aveiro Urban Challenges.

PRISMA - Art Light Tech

A terceira edição do Prisma / Art Light Tech acontece nos dias 15 e 16 de outubro. O Prisma assume a luz como sua matéria-prima, criando um roteiro de obras artísticas no espaço público. Também organizado pelo Teatro Aveirense, este festival combina diversas obras de arte contemporânea, entre projeções, instalações e peças de som e luz, apresentadas em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de referência internacional. O Prisma trará à cidade um ambiente estimulante e animado, convidando à exploração e (re)descoberta da cidade através de uma nova luz. O festival volta a dar um contributo importante para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com ações que promovem a cooperação entre criativos,estudantes, artistas e empresas. O Prisma quer dar ainda um contributo para a boa gestão ambiental, chamando a atenção para a eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade.

Não perca as últimas novidades

Organização