II Congresso da Agenda da Microeletrónica
O II Congresso da Agenda Microeletrónica pretende fortalecer o diálogo e o debate estratégico sobre a Agenda Nacional da Microeletrónica, partilhar resultados e knowhow. Irá ainda focar o lançamento da Plataforma Observatório da Microeletrónica, que visa agrupar todas as empresas deste setor em Portugal, classificando-as segundo a sua representação na cadeia de valor.
O setor da microeletrónica tem enfrentado dificuldades no acesso e disponibilização de componentes e sistemas a nível europeu, seja pelo impacto das tensões geopolíticas, escassez de recursos ou quebra de cadeias de distribuição e produção causada pela pandemia, que veio evidenciar o domínio do mercado asiático, e a necessidade de a Europa ter uma maior autonomia neste setor tão influente e estrutural para a transição digital.
A Agenda Microeletrónica é o primeiro passo da resposta nacional face às falhas sistémicas no setor, através de investimentos estruturais para reforçar a capacidade produtiva, inovação, capacitação e produção de informação relevante na indústria de semicondutores nacional.
Este projeto envolve um conjunto de 17 parceiros e procura posicionar Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala Mundial.