Localização de ativos em contexto industrial – demonstração da tecnologia RTLS
A tecnologia RTLS (Real-Time Locating System) permite a localização em tempo real de bens e pessoas, atingiu um novo patamar de maturidade. Com o desenvolvimento de standards e a sua crescente acessibilidade, a implementação de projetos baseados nesta tecnologia oferece agora garantias de escalabilidade e continuidade a longo prazo.
Esta tecnologia vai muito além da simples monitorização. Com esta sessão pretende-se demonstrar a tecnologia RTLS e apresentar casos de uso reais, onde é possível ver como esta tecnologia se traduz em ganhos de rentabilidade tangíveis no chão de fábrica, otimizando as operações diárias, desde a simples minimização de tempos de procura, eliminação de picagens manuais e o apoio à tomada de decisão estratégica.
A tecnologia RTLS é, portanto, uma ferramenta poderosa para a transformação digital na indústria, permitindo não só a otimização de processos existentes, mas também a criação de novas abordagens para a gestão de ativos.
Esta sessão realiza-se no âmbito do CONNECT5, um Digital Innovation Hub focado no apoio da transformação digital das empresas e entidades publicas, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na sua C5 – Capitalização e Inovação Empresarial, na medida Agendas/ Alianças mobilizadoras para a Reindustrialização, pela República Portuguesa e pela União Europeia pelo programa NextGenerationEU.
Programa:
- 10:30h – Abertura da Sessão
- João Machado (Vereador CM Aveiro)
- Vasco Lagarto (TICE.PT)
- 10:45h – CONNECT5 Juntos na transformação digital
- Luis Miguel Silva (TICE.PT)
- 11:00h – Localização em tempo-real na indústria – demonstração da tecnologia RTLS
- André Branquinho (Wavecom)
- 11:30h – Use case
- Rui Costa (SEW)
- 12:00h – Debate Interativo com o Público
- 12:20h – Encerramento
- Vasco Lagarto (TICE.PT)